sábado, 10 de janeiro de 2009

Amor sem limites
A Bíblia nos conta uma história verídica em Lc 5:12, que demonstra o flagelo terrível que era a lepra nos tempos bíblicos.
Era incurável (era pra sempre)
Isolava o doente da vida familiar, social e religiosa
· Obrigava o doente a viver fora do arraial
· O doente era obrigado a gritar: imundo, todas as vezes que tivesse que entrar nas proximidades da cidade.
Mas ao mesmo tempo, ao relatar esta história, ela revela as três facetas do caráter de Jesus Cristo descobertas pelo leproso.
Jesus ouve até mesmo aquele que ninguém quer ouvir
· Os israelitas só o ouviam até ele pronunciar a palavra “imundo” depois se afastavam por medo da contaminação. A ciência descobriu que o bacilo da hanseníase é transmitido pelo ar,em conversas,tosse,espirros.Se hoje ela é temida,no passado ainda mais.
· Ninguém o ouvia sobre a sua solidão,dor,medo,desespero.
· Mas agora ele grita:”Senhor, se quiseres...”, e o mestre pára e escuta o seu pedido com atenção, como se não existisse ninguém mais no mundo a sua volta.
Jesus toca até mesmo aquele que ninguém quer tocar
· A aparência de um leproso é repugnante, o rosto fica desfigurado,por perder membros do corpo, a falta de tratamento, a dificuldade de higienização.
· Aquele homem sentia-se um lixo humano, e como tal, deveria ficar fora do arraial, a lixeira daquela época.
· Mas Cristo toma a iniciativa, estende a mão e o toca.Há muito tempo ele não apertava uma mão, abraçava, ou chorava num ombro amigo.
Jesus ama até mesmo aquele que ninguém quer amar
· Em Marcos 1:41 o texto diz:” movido de grande compaixão”
· Parecia que ninguém se importava, estava com aquele homem, estava abandonado,desprezado por todos, era como se já estivesse morto.
· Na idade média quando a lepra era diagnosticada em alguém, antes do leproso ser segregado, era realizada uma cerimônia fúnebre, como se morto ele já fosse,e então,este era levado aos leprosários.
· Jesus não foi indiferente àquela situação. O leproso não se sentia amado por ninguém, ele mesmo já não sentia amor-próprio, mas como é maravilhoso saber que Jesus ama até aquele que ninguém quer amar.
· Ele diz: “Quero , sê limpo.” -ele cura – e diz: vá ao sacerdote.
Todo aquele que vem a Cristo é ouvido por ele, tocado por ele, e amado por ele. E depois deste encontro a pessoa nunca mais será a mesma.

http://evricardoduartedossantos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário