domingo, 24 de outubro de 2010

Você espalha lendas urbanas?




Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporãneas são pequenas histórias de carater fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.


Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso por exemplo, da história da loira do banheiro, lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou em outras versões, sido assassinada.


Outras dessas hisórias têm origem mais recente, como as que dão conta de homens seduzidos e drogados em espaços de diversão noturna que, ao acordarem no dia seguinte, descobrem que tiveram um de seus rins cirurgicamente extraído por uma quadrilha especializada na venda de órgãos humanos para transplante.


Muitas das lendas urbanas são em sua origem baseadas em fatos reais ( ou preocupações legítimas), mas geralmente acabam distorcidas ao longo do tempo. Com o advento da Internet, muitas lendas passaram a ecoar de maneira tão intensa que se tornaram praticamente universais.


Suas características principais seriam:


*Uma forma narrativa (pequena história, porém bem estruturada)


*Procura sempre se autenticar por meio de testemunhas e provas supostamente existentes


*As pessoas que as contam geralmente as ouviram de alguém e quando repassam a história costumam confirmá-la como se tivesse sido vivida por ela mesma.




Existem diversas lendas urbanas, como a que diz que é possível ver a olho nu a Grande Muralha da China a partir da lua. Para tanto, seria necessário que a pessoa tivesse uma resolução óptica 17000 vezes melhor do que a visão normal.




A lenda do Monstro do lago Ness fala que no Lago Ness, na Escócia, existe um monstro no formato de serpente gigante.


A lenda do Pé grande, um macaco gigante que habita o noroeste do pacífico, América do Norte.


A lenda do velho do saco, lenda brasileira de um velho que aparece para pegar crianças que brincam sozinhas na rua. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lendas_urbanas




Toda esta mensagem é para fazer refletir, será que você não espalha lendas urbanas pela Internet?


Relatos sobre a vida das pessoas famosas, fofocas, mentiras, ou até histórias que parecem edificantes porém não são reais, nunca aconteceram.


O irônico é que você pode estar sendo manipulado pelo inimigo para difamar a alguém.


Cuidado, olho vivo nas fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário